Esta proposta de "Escola de Pais" do Celina, embora não seja novidade no universo da educação e de muitas escolas pelo Brasil e no mundo, pretente reforçar os laços entre as famílias e a escola.
A frase: "Quem sabe mais, educa melhor" nos remete a duas ideias principais: primeira, a de que o conhecimento nos leva a decisões mais acertadas e com mais chances de êxito e segunda, talvez a mais importante, de que não nascemos prontos; não nascemos sabendo.
A escola pode muito, mas não pode tudo!
A maior parte do que as crianças e adolescentes assimilam como conhecimento, valores e atitudes são reflexos das experiências e vivências na família e na comunidade. Serão estes conhecimentos, valores e atitudes aprendidos em família que irão, somados aos conhecimentos escolares que vão constituir toda a base de seus comportamentos e conduta na vida adulta.
Todos os Pais e responsáveis projetam futuros promissores e de sucesso aos seus filhos, e fazem tudo o que sabem e acreditam para participar da realização desse futuro tão desejado.
Contudo,a participação dos pais depende, antes de qualquer coisa, da relação que estes mesmo pais têm com o conhecimento. Pais que valorizam a formação científica e cultural tendem a influenciar positivamente a relação estabelecida entre os filhos e o processo de aprendizagem.
A participação ativa no processo educacional indica esse interesse. Quando os pais se aproximam dos conteúdos aprendidos na escola e demonstram interesse, essa atitude reflete diretamente no comportamento dos filhos. O papel dos pais na educação dos filhos é, portanto, emocional. É o peso da relação familiar estabelecida com o mundo, com a ciência, com o conhecimento e, por isso, tão importante e determinante no direcionamento da formação emocional, ética e intelectual dos filhos.
Não estamos aqui é claro, a ignorar os conhecimentos dos adultos que acompanham o desenvolvimento das crianças mas, temos que admitir: Ninguém sabe tudo e sempre podemos aprender coisas novas. Essa é a ideia da "Escola de pais".
Vamos utilizar muitos vídeos de Educadores e Psicólogos renomados e experientes. Esperamos que esta experiência possa acrescentar conhecimentos e melhorar ainda mais as relações entre Família e Filh@s; Família e Escola e principalmente, contribiur para a construção de futuros brilhantes para nossas crianças e jovem.
Para começar, convido você a ver estes dois vídeos que apresentam duas referências para nossas conversas e dicas:trechos de entrevista do Professor Mario Sérgio Cortella, que nos mostra de maneira simples e direta, a diferença entre Educação e Escolarização. Ele vai falar também da importância das escolas oferecerem aos pais, apoio às famílias para ajudá-las na educação das crianças e do Escritor e especialista em Educação:Içamo Tiba que nos fala sobre as relações familiares e a formação do caráter dos jovens.
Após assistir, escreva um comentário com sua opinião e suas sugestões.
Voltaremos em breve com dicas e novidades.
Grande e fraterno Abr@ço.
Prof. Adalberto
Nosso próximo assunto será:
Adolescência: tempos de grandes transformações físicas e emocionais.
Adiantamos algumas dicas. CLIQUE AQUI para ver>>>
Parabéns pela iniciativa, Professor Adalberto!!
ResponderExcluir