Estamos de volta com um novo tema: Os jovens e a adolescência.
Como os pais podem ajudá-los nessa fase de grandes transformações e decisões?
Primeiramente, é preciso que os pais continuem muito atentos e próximos, entre si e com os filhos. Ao mesmo tempo, não temerem continuar firmes em sua autoridade e exigências. Respeitar plenamente a liberdade de escolha dos filhos, sem abdicar, porém, dos próprios valores e princípios.
A aparente autossuficiência dos jovens não significa que não precisem mais dos pais: pelo contrário, faz-se muito mais necessária uma grande dedicação de tempo e disponibilidade.
A seguir algumas dicas que podem facilitar o relacionamento nesta fase:
– Elogiem e premiem a conduta adequada.
– Permitam que os filhos adolescentes expressem suas ideias e opiniões e não queiram passar “lições de moral”.
– Demonstrem afeto – mesmo que eles não queiram ou tenham aversão ao contato físico, eles precisam da demonstração de afetos.
– Tenham compreensão e saibam ouvir – mesmo que eles, na maioria das vezes, queiram confrontar e tenham ideias opostas.
– Evitem entrar em discussões e esperem o momento adequado para passar alguma mensagem.
– Ajudem a que qualifiquem seus sentimentos que podem estar confusos e sofrerem altos e baixos. Eles precisam da orientação de alguém com mais experiência – este é um dos papéis mais importantes dos pais.
– Conheçam o grupo de amigos e estimulem a que os tragam para casa. Nesta fase da vida, eles devem ter uma vida social ativa e saudável, mas é ainda mais importante que digam onde estão, com quem e que horas voltarão. Eles se sentirão mais protegidos e saberão que podem contar sempre com vocês.
– Finalmente, não tenham receio de dizer não e de coibir ou vetar a frequência de determinados ambientes, programas e amizades.
*Este artigo de JULIAESCOLAAED contou com a colaboração da médica Adelzira Malheiros e da psicóloga Marilúcia Oliveira, do grupo de estudos do “Observatório da Vida”.
Voltaremos aqui com mais novidades e dicas sobre a Adolescência
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!
Ele será analisado e em breve, publicado.
Volte mais tarde para visualizá-lo.
Grande abr@ço.