sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Avaliação on line: Faça agora! você é nota 10,0!

Olá, tudo bem? Que ótimo que você chegou.😃
Segue abaixo, a avaliação conforme combinamos.
Só pelo empenho e participação você já terá de 1 a 5 pontos somados a sua nota final.
Faça tranquilo (a) e leia tudo com atenção. As questões para serem assinaladas em um círculo tem SÓ uma resposta certa. As questões para serem assinaladas em um quadrado tem MAIS de uma resposta certa.
Após terminar de responder, clique em ENVIAR. Faça a avaliação e envie, apenas uma vez por pessoa.
Os conteúdos (textos e vídeos) podem ser acessados  ⇨⇨⇨ clicando AQUI  ⇦⇦⇦
Use o tempo que for necessário para responder as questões.
Escreva depois em COMENTÁRIOS  (no final da página) a sua opinião sobre a prova.
Desejo sucesso!👊
Gd abr@ço
Prof. Adalberto
Muito bem! A atividade on line foi um sucesso.
Parabéns a tod@s que participaram. Obrigado!
Obrigado pelos comentários! Vocês são 10! 
Segue abaixo os certificados de participação que fiz para cada um de vcs.
Forte abr@ço
Prof. Adalberto


terça-feira, 10 de setembro de 2019

HOME: Documentário completo e Vídeo com explicação científica sobre a origem do planeta Terra

Caros alun@s
Assistam aos vídeos abaixo, leiam os textos, façam as anotações e escrevam em COMENTÁRIOS.
Segue valendo os nossos combinados!👊😊
Saiba + sobre os planetas do Sistema Solar  clicando AQUI

DEPOIS DE VER OS VÍDEOS ABAIXO, FAÇA UMA VIAGEM PELO SISTEMA SOLAR E SAIBA MAIS SOBRE OS PLANETAS CLICANDO AQUI

Já estão disponíveis os vídeos AO VIVO sobre animais. Clique 👉 AQUI para assistir



Que história incrível! Fantástica, perturbadora, chocante.
É a história de Home, documentário sobre o planeta Terra, sua história, seus habitantes e as mudanças provocadas pelos seres humanos. Filmado inteiramente de dentro de um helicóptero, o documentário mostra apenas imagens aéreas dos mais diferentes cantos do mundo, embaladas por música e texto. O diretor francês Yann Arthus-Bertrand, que é jornalista, fotógrafo e ambientalista, nos maravilha, emociona, perturba e assombra. Um relato franco que nos faz refletir e incentiva à ação em prol da sustentabilidade. A Terra existe há cerca de 4,5 bilhões de anos e os humanos há apenas 200 mil anos. Neste tempo, já conseguimos abalar o equilíbrio que é fundamental à vida no planeta, principalmente nos últimos 50 anos, diz o filme. O ecossistema não tem fronteiras e a solução para a crise ambiental e climática que enfrentamos é trabalharmos juntos, tendo sempre em mente que o ambiente é um sistema único que interliga tudo e todos e que as espécies dependem umas das outras para existir. 
Do site Sustenta Ação


No documentário da NatGeo abaixo:
Construindo o Planeta Terra (Earth: The Making of a Planet), imagens em computação gráfica com grande realismo nos levam em uma sensacional jornada pelo tempo, desde o violento nascimento de nosso planeta, há 4,5 bilhões de anos – passando pelas eras do gelo, erupções vulcânicas e reinado dos dinossauros – até o surgimento dos primeiros seres humanos.



Para alcançar o nível de evolução no qual encontra o planeta hoje, foi preciso milhões de anos para que esse se configurasse e pudesse oferecer condições para o desenvolvimento da vida.
Segundo a classe de cientistas a Terra está datada de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.
 Ao longo de sua formação o planeta já possuiu diferentes características em consistência e principalmente em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, e supostamente o planeta passou por processo de glaciação.
 Em forma de retrospectiva, segue os principais eventos que marcaram a formação do planeta e de seus habitantes, os seres vivos.

 1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.

2º evento: Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.

 3º evento: Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, que possuíam cerca de 20 cm de profundidade.

4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no plantae as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos.

 5º evento: Essas primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

6º evento: Pouco tempo depois algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres.

7º evento: Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis. Houve um tempo no qual o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis denominados de dinossauros, esse ficou caracterizado como o Período Jurássico. O período permiano deu origem às plantas com flores e os mamíferos. Os grandes répteis foram extintos há 70 milhões de anos.
8º evento: Há aproximadamente 65 milhões de anos teve início a formação das grandes cadeias de montanhas como o Himalaia e os Alpes. Os animais como os mamíferos e as aves proliferaram por todo o planeta, a atmosfera já possuía as mesmas características atuais. 
9º evento: Há aproximadamente 4 milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos, o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há 11 mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares. 



SISTEMA SOLAR E AS ÓRBITAS DOS PLANETAS
Veja a imagem abaixo e assista o vídeo em seguida.